sexta-feira, 13 de maio de 2011

Falar é Algo Mágico

 As crianças adquiram desde pequenas e trazem consigo, o gosto e o prazer pela leitura de casa, sendo que, aprendem a falar, ouvindo seus pais. Desta forma elas aprimoram sua fala quando começam a freqüentar a escola, se tornando mais difícil para as crianças que não trazem consigo uma cultura ou habito de leitura de casa.
Assim sendo, hoje se considera a produção textual (oral e escrita) a atividade mais importante em sala de aula, independentemente da disciplina porque, na vida, só tem duas formas de "mostrar" o que se sabe: falando ou escrevendo. Os momentos formais de fala na sala de aula devem ser incentivados. Os alunos podem iniciar contando histórias e, gradativamente, aumentar o nível de exigência.
Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental deveriam conviver diariamente com, versos, ouvindo poesias, lendo, desenvolvendo inúmeras atividades relacionadas ao universo poético e ás infinitas possibilidades da palavra
Pois o trabalho com a poesia nas series iniciais é muito importante para o crescimento o desenvolvimento e o conhecimento das palavras, sons e rimas, e com isso espera-se que a musica das palavras pode e vai aumentar ainda mais o interesse das crianças pela leitura e pela escrita.  
Contudo, o falar é algo mágico e quando percebemos a alegria nas crianças no montar das palavras no apreender das primeiras frases é tão encantador que se entende e se desperta a magia e o desperta do buscar por esta expansão do sentido do que pensamos e do que queremos dizer, a poesia nos mostrara e provocará o inusitado, o inesperado e o tão maravilhoso e reconhecido trabalho alcançado.

Nenhum comentário: